segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Projeto Neemias assiste apresentação da Orquestra Sinfônica Aprendiz



Na data de 25 de outubro de 2017 a Orquestra Sinfônica Aprendiz realizou sua última apresentação na Região dos Lagos da Turnê em comemoração aos seus Dez Anos! A Primeira Igreja Batista de Araruama foi o local escolhido, e o evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Araruama. 

Os alunos do Projeto Neemias ficaram impactados com este universo novo e musical que se descortinou durante a apresentação. Foi muito gratificante vê-los interagir com a programação, registrar o conhecimento de cada som e naipe dos instrumentos; e por que não também tocá-los? 



O Trabalho Relevante Cultural da Orquestra Sinfônica Aprendiz

A Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA) foi criada em 2007 como uma oportunidade para que os alunos egressos das Escolas Municipais de Niterói, locais onde o Programa Aprendiz atua, possam dar continuidade aos estudos musicais. Na OSA os interessados aprofundam o aprendizado da música tanto a partir das classes de instrumentos e de teoria e percepção musical quanto, principalmente, pela prática em conjunto. Assim, aprimoram suas habilidades técnicas e artísticas, além de vivenciarem a experiência orquestral com ensaios e apresentações públicas.

Atualmente, a Orquestra Sinfônica Aprendiz é composta por cerca de 50 jovens instrumentistas com idades entre 14 e 24 anos. A organização sinfônica contempla diferentes grupos de cordas e sopros característicos desta formação: violinos (1º e 2º), viola, violoncelo, flauta transversa, trombone, trompa, clarineta, oboé e fagote. Sob a regência do Maestro Evandro Rodriguese, a OSA tem apostado em um amplo e diversificado repertório musical. Da produção barroca aos compositores contemporâneos, sempre com foco na música brasileira, a seleção busca misturar clássicos às produções recentes que despertam o interesse dos aprendizes e do público.

Ao longo de sua trajetória, a OSA já realizou mais de 100 apresentações nos principais equipamentos culturais de Niterói, tais como Teatro Municipal de Niterói, Teatro Popular Oscar Niemeyer, Museu do Ingá, Museu de Arte Contemporânea, Solar do Jambeiro e Sala de Cultura Leila Diniz - Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, além de apresentações gratuitas em praças e outros espaços de lazer e convivência de todas as regiões da cidade. 

A OSA também conta com suporte pedagógico de parceiros internacionais. Assim, em função deste conjunto de atividades e realizações, a passagem pela Orquestra Sinfônica Aprendiz tem facilitado e estimulado o ingresso nas universidades e nos cursos de música Brasil afora. Hoje existem vários integrantes e ex-integrantes da OSA que iniciaram suas carreiras em orquestras profissionais e que seguiram formação no magistério, integrando ainda o quadro de equipe do Aprendiz.

Em 2017, a Orquestra Sinfônica Aprendiz conta com o suporte do Instituto CCR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário