O Dia Internacional do Voluntário foi instituído pela ONU no ano de 1985, com o intuito de promover ações voltadas para o bem-estar da sociedade; sejam estas práticas organizadas ou não.
Voluntário vem do latim voluntarius, que expressa o sentido de alguém realizar algo da sua própria vontade e desejo. Reforçando a ideia da pessoa que age intencionalmente, sendo um doador por escolha. O que desmistifica o trabalho voluntário como um ato impensado, sem valor e desqualificado; por não ser remunerado.
No Brasil a Lei nº 9.608, de 1998, regulamenta o trabalho voluntário no país. A mesma aponta a necessidade da clareza do objetivo e condições deste trabalho, formalizados por um termo de adesão.
Toda instituição social não lucrativa que visa a sustentabilidade das suas ações, deve investir em um Programa de Voluntariado de forma sistemática e prioritária.
A Importância do Programa de Voluntariado
O Programa de Voluntariado permite o treinamento e fidelização da equipe em prol da causa e dos objetivos da instituição. Permite o aproveitamento das potencialidades e competências de cada integrante; no sentido de colaborar com o trabalho e permitir que o voluntário se realize no que desenvolve.
O sentimento de pertencimento à equipe deve ser cultivado nos voluntários. Este passo é importante. Significa a transição do momento inicial que a pessoa escolhe uma causa para apoiar por identificação; para o estagio em que esta compreende a importância do seu trabalho no todo da instituição. É nesta hora que o voluntário se fideliza.
O maior tesouro que uma organização social não lucrativa pode construir é uma equipe de voluntários consolidada. A ponto de ser uma referência para impulsionar as futuras gerações neste propósito. A cultura do voluntariado é uma prática educativa, saudável e necessária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário