terça-feira, 3 de outubro de 2017

Dia do Idoso

O Dia do Idosos é comemorado em 01 outubro em função da promulgação do Estatuto do Idosos (Lei N°10.741) no ano de 2003. Esta legislação determina os direitos e cuidados com a pessoa idosa, assegurando com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária (Art. 3º). 

Para celebrar este mês especial para os idosos, o Grupo da Melhor Idade Fonte de Vida, realizou o Baile da Primavera. O intuito desta atividade foi reforçar a participação comunitária do idoso; sua autonomia enquanto sujeito e sua dignidade enquanto pessoa. 

Um misto de emoção, alegria e empatia preencheu o Projeto Neemias na última noite de setembro! Realizamos um Workshop de Dança de Salão, um Sarau de Poesias, sorteamos brindes através de brincadeiras. A interação e carinho de todos era notório. 

Sarau de Poesias
Vergisto e Geisa líderes do Grupo Fonte de Vida
Workshop de Dança de Salão com Augusto Benac e Beth Rocha
Dança de Salão com o casal Marcos e Tiana
Grupo Fonte de Vida com a Equipe de Voluntários e Convidados

Por uma Sociedade em que o Idoso seja Protagonista


O Estatuto preconiza que no Artigo 21, parágrafo 2º acerca da importância do idoso participar das comemorações culturais, com o intuito de transmitir conhecimento e difundir a cultura às gerações. 

Coexistimos em sociedade em que a pessoa jovem é evidenciada como um padrão cultural, econômico e social de sucesso. No entanto devemos reconsiderar este modelo; uma vez que a pessoa idosa é muito importante na construção da identidade de uma sociedade, em especial no que concerne ao reforço dos valores familiares.

É essencialmente saudável aos jovens a convivência com os idosos. A troca intergeracional é imprescindível para a consolidação de uma sociedade saudável, afetuosa e altruísta.

No Projeto Neemias alguns dos voluntários são da Terceira Idade, isto agrega muito valor à equipe. São pessoas cautelosas, responsáveis e com um coração de avôs e avós. Uma equipe com pessoas idosas é mais afetuosa e compreensiva. 

*Fotos: Marcia Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário