sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Voluntariado que Transforma

O trabalho voluntário não é uma prática nova em nossa sociedade, contudo, na atualidade desponta-se como uma atividade cada vez mais organizada e empreendedora. A doação e a solidariedade, características fundamentais do voluntariado, em nossos dias têm "andado de mãos dadas" com a eficácia e planejamento das ações.

Os inúmeros sãos os desafios humanos, sociais e aqueles ligados ao meio-ambiente, o que remete a execução de projetos contínuos, duradouros e que sejam comprometidos coma a transformação social. Desta maneira, os agentes de execução destas ações precisam de engajamento no que se refere a ética, qualificação, planejamento, isto inclui o trabalho voluntário.

Os exemplos de trabalho voluntário de sucesso, apresentam uma estrutura organizada e eficaz. Não é porque o trabalho da-se por doação que precisa ser descontínuo e mal executado. Aqui cabe uma questão preponderante, trabalho voluntário é uma escolha, resultado do desejo de se "fazer o que gosta", e não um campo para pleito de oportunidades em causa própria. 

Como qualquer outra atividade entendida como trabalho, o voluntariado é uma via de mão dupla. O trabalho voluntário precisa ser valorizado e respeitado como qualquer outro. O fato desta categoria não ser remunerada, não a torna improdutiva, pelo contrário, possibilita a expansão de diversas áreas de desenvolvimento.

Outro aspecto é fato da pessoa que pratica o voluntariado construir novas experiências , ser impactado(a) e impactar outras vidas, uma oportunidade exclusiva de quem se relaciona e permite que seu potencial seja aplicado em algo de valor. Em especial no que se trata de pessoas, não há investimento mais extraordinário!

É importante destacar que o trabalho voluntário conta com legislações que o regulamentam como a Declaração Universal do Voluntariado(1990) e a Lei do Voluntariado(1998). 


"Entendo que solidariedade é enxergar no próximo as lágrimas nunca choradas e as angústias nunca verbalizadas. "  Augusto Cury


Por Clarissa Benac

Nenhum comentário:

Postar um comentário