Por que preservar a natureza?
Preservar, conservar e/ou cuidar do Meio Ambiente são questões muito atuais, discutidas em diversas conferências, explanadas nas escolas, com inúmeras justificativas para que o ser humano viva e aja em prol do desenvolvimento sustentável. No entanto, o motivo para cuidar da natureza existiu bem antes dos pensadores imaginarem ou filosofarem sobre o Meio Ambiente. Foi designado por Deus para o homem, como podemos ver em Gn. 2:15 " Adonai, Deus, pegou a pessoa e a pôs no jardim do 'Eden para cultivá-lo e cuidar dele", ou seja, cuidar da natureza é um principio de Deus, um designo especifico dEle para nós. Além disso, Deus formou todos os seres vivos do pó do solo, com a diferença, de que nós fomos feitos a imagem e a semelhança dEle, concomitante ao sopro de vida sobre nós ( Gn 2:7, 9, 19), e que aprouve a Ele nos estabelecer para governar sobre os demais seres vivos (Gn. 1:26). Entretanto, ao contrário do que se pensa e se vivencia sobre governar os outros seres vivos ( explorar, extinguir, dominar...), governar consiste em 'administrar com sabedoria e firmeza, conduzir, regular o andamento', e isso, se analisarmos com cautela, podemos compreender que se trata do tão 'atual' conceito de desenvolvimento sustentável, que nada mais é do que consumir ou utilizar os recursos naturais de forma a qual estes possam durar para as próximas gerações. Para isto ocorrer, somente com uma bela e orquestrada administraçao da natureza, ou seja, governo desta.
Evidenciando mais o desejo de Deus pelo o cuidar do homem sobre a natureza, basta analisarmos estes versículos : " Quando entrarem na terra e plantarem vários tipos de árvores frutíferas, deverão considerar -lhes o fruto como algo proibido por três anos; eles serão proibidos, não os comam. No quarto ano, todo o seu fruto será consagrado ao louvor de Adonai. No quinto ano, porém, poderão comer seu fruto, para que produzam ainda mais para vocês; eu sou Adonai, o Deus de vocês." Lv. 19:23é tao sério este desígnio de Deus para o homem, que o povo de Israel comemora o Tu-Bishvat "Ano novo das árvores", para quem quiser conferi mais a fundo o que acontece em Israel nessa época, basta ver este vídeo :
Fundamento nestes preceitos, o projeto Neemias se propôs a desenvolver atividades e programas em prol da natureza, como a Oficina de Reciclagem, a Horta Comunitária, Trilhas ecológicas, entre outras. Alem disso, estaremos postando dicas, informações e curiosidades sobre o Meio Ambiente aqui no nosso blog. Até a próxima!
Por Raquel Benac
Nenhum comentário:
Postar um comentário