quarta-feira, 4 de julho de 2018

Visita ao RioZoo e Museu Nacional


O dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 05 de junho. Para celebrar essa data, o Projeto Neemias organizou uma visita ao RioZoo, na Quinta da Boa Vista e ao Museu Nacional. Os alunos do projeto Neemias com idades variando de 9 a 11 anos participaram dessa atividade juntamente com os professores, voluntários e monitores.

Os zoológicos têm um importante papel na conservação da natureza pois ali se encontram diversas espécies de animais, sendo muitas delas ameaçadas de extinção. No ambiente do zoológico esses animais podem se reproduzir e depois então esses indivíduos serem reintroduzidos na natureza, como por exemplo as espécies arara-azul-de-lear e o tamanduá-bandeira que encontramos no zoológico visitado.

Além da conservação direta dessas espécies, os zoológicos tem uma importante papel na sensibilização da população ensinando as pessoas a importância em se preservar essas espécies e o ambiente onde elas vivem. Ao final da visita houve um momento de bate-papo onde os alunos tiraram muitas dúvidas com a bióloga voluntária do Projeto.

Após o almoço, o grupo seguiu para uma visitação guiada no Museu Nacional. O museu vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é a mais antiga instituição científica do Brasil e um dos maiores museus de história natural e de antropologia, estando instalado no Palácio de São Cristóvão. 

O palácio serviu de residência à família real portuguesa e a família imperial brasileira. A historiadora Aline guiou a visita pelas diversas salas do museu e podemos conhecer um pouco sobre astronomia, paleontologia, geologia, história e biologia. Pudemos ver múmias, esqueletos dos dinossauros, fósseis, artefatos indígenas, coleções de animais e uma especial exposição sobre o ambiente marinho, dentre outros atrativos.

As crianças do Projeto, tomadas de muita curiosidade fizeram inúmeras perguntas à historiadora.
Fotos e Texto de Marcia Tavares (Bióloga Voluntária do Projeto Neemias)












Nenhum comentário:

Postar um comentário