quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Grupo de Adolescentes trabalha os Sete Montes


No ano de 2017 o Grupo de Adolescente Oficina do Pensar, coordenado pela psicóloga Karoline Flores e equipe técnica; desenvolveu o tema "Sete Montes". Sete Montes é uma visão abordada pelo teólogo e escritor Peter Wagner em seu best seller "Assim na Terra como no Céu" (2006), em que o Reino de Deus precisa influenciar sete áreas estratégicas da sociedade; ais quais ele denomina de montes. Os Sete Montes são: Religião; Família; Artes e Entretenimento; Mídia e Comunicação; Educação e Ciência; Governo e Política; Economia e Negócios. 

Monte da Religião
Neste monte os alunos trabalharam a expressão "extremista" da religião! Em que foi abordada a questão do Holocausto e das expressões religiosas na atualidade, que usam de violência. Refletiram sobre as características religiosas de várias culturas. Na semana em que Israel lembrou dos mais de 6 milhões de judeus mortos no Holocausto; o Grupo de Adolescentes assistiu o filme "O menino de pijama listrado". 


Monte da Família
No mês relacionado à Família, os adolescentes refletiram sobre a importância da família em nossas vidas. O Professor João Feital ministrou uma palestra e um depoimento comovente sobre esperança e restauração da família. 


Monte das Artes e do Entretenimento
Neste monte foi trabalhada a importância da arte e do entretenimento  no que concerne a expressão dos ideais na sociedade. Como a arte pode ser um canal de transmissão dos valores de Deus. Na culminância os adolescentes brincaram com o jogo "Imagem e Ação", no sentido de desenvolver o conteúdo trabalhado. 


Monte da Mídia e Comunicação
A ênfase deste monte foi o uso das redes sociais com responsabilidade e segurança por parte dos adolescentes; no sentido de prevenir todo tipo de  bullying e exposição à violência. Foi realizada uma dinâmica com a Pra. Corimar Lima, sobre como desenvolver uma comunicação  saudável. 


Monte da Educação e Ciência
Os adolescentes debateram a Educação como uma forma de participação na sociedade produtiva. A equipe técnica fez um levantamento e concluiu que a maior parte dos alunos desejava ingressar na carreira militar; desta forma o pastor e militar Alexandre Chagas foi convidado para palestrar sobre sua experiência de ingresso na Marinha do Brasil. 


Monte do Governo e da Política
Os alunos estudaram e apresentaram os tipos de governo como a monarquia, democracia, ditadura etc. Abordaram temas pertinentes a realidade brasileira como a demagogia e corrupção. 

Monte da Economia e Negócios
O grupo realizou uma visita à fábrica de panelas e alumínio ALCAF em Araruama-RJ, para vivenciar a criação dos produtos e comercialização destes.  Participaram também da palestra de Educação Financeira com o pastor e advogado Marco Aurélio Moreira; que compartilhou sua experiência pessoal e princípios de prosperidade segundo à Bíblia. 



Resultados
O estudos dos Sete Montes permitiu ao Grupo de Adolescentes do Projeto Neemias se aprofundar em temáticas cruciais para a formação de um jovem. Em que os mesmos foram estimulados a a serem cidadãos que fazem a diferença na geografia que os cerca. A partir da compreensão do Reino de Deus como um modelo de serviço e atuação para o bem do próximo! 


terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Dia Internacional do Voluntário


O Dia Internacional do Voluntário foi instituído pela ONU no ano de 1985, com o intuito de promover ações voltadas para o bem-estar da sociedade; sejam estas práticas organizadas ou não. 

Voluntário vem do latim voluntarius, que expressa o sentido de alguém realizar algo da sua própria vontade e desejo. Reforçando a ideia da pessoa que age intencionalmente, sendo um doador por escolha. O que desmistifica o trabalho voluntário como um ato impensado, sem valor e desqualificado; por não ser remunerado.

No Brasil a Lei nº 9.608, de 1998, regulamenta o trabalho voluntário no país. A mesma aponta a necessidade da clareza do objetivo e condições deste trabalho, formalizados por um termo de adesão. 

Toda instituição social não lucrativa que visa a sustentabilidade  das suas ações, deve investir em um Programa de Voluntariado de forma sistemática e prioritária. 


A Importância do Programa de Voluntariado 

O Programa de Voluntariado permite o treinamento e fidelização da equipe em prol da causa e dos objetivos da instituição. Permite o aproveitamento das potencialidades e competências de cada integrante; no sentido de colaborar com o trabalho e permitir que o voluntário se realize no que desenvolve.

O sentimento de pertencimento à equipe deve ser cultivado nos voluntários. Este passo é importante. Significa a transição do momento inicial que a pessoa escolhe uma causa para apoiar por identificação; para o estagio em que esta compreende a importância do seu trabalho no todo da instituição. É nesta hora que o voluntário se fideliza. 

O maior tesouro que uma organização social não lucrativa pode construir é uma equipe de voluntários consolidada. A ponto de ser uma referência para impulsionar as futuras gerações neste propósito. A cultura do voluntariado é uma prática educativa, saudável e necessária.