Em
diversas partes do mundo, distintas atividades em prol do ambiente são
desenvolvidas neste dia 5 de junho – limpeza de praias, ciclismo e caminhada em
florestas, sensibilização sobre a forma como nos relacionamos com natureza
(exploração dos recursos naturais, padrões de consumo, poluição, etc.), entre
outras atividades. É um dia para refletirmos sobre a importância da natureza e
para repensarmos as nossas relações com o ambiente.
Nesse sábado (3/06), o Projeto Neemias desenvolveu uma atividade cultural que possibilitou pensarmos sobre a complexidade da relação entre sociedade e natureza, também nas nossas relações humanas. Essa atividade foi desenvolvida com o grupo Fonte de Vida (participantes da melhor idade do Projeto Neemias) como um diálogo intergeracional em que além de conhecermos a diversidade de organismos do ambiente marinho (no AquaRio), a partir da visita e das conversas no museu do amanhã foi possível pensarmos sobre a integração entre sociedade e natureza. Não somente nessa relação, mas nas nossas relações enquanto humanos.
Pensar na nossa relação com a natureza é também refletir sobre as nossas relações humanas, pois natureza e sociedade estão integradas. A sensibilização para o cuidado com o ambiente é algo muito relevante, no entanto precisamos também reconhecer o elo que há entre a relação com o ambiente e as nossas relações sociais.
Com essa atividade integrada foi possível repensarmos sobre nossas relações humanas através do convívio e do aprendizado entre distintas gerações, em que idosos não só foram cuidados (fisicamente, socialmente, emocionalmente e espiritualmente) e respeitados, mas também valorizados. Além disso, conhecer a diversidade de vidas (o que inclui as pessoas e suas diversas culturas) e a forma como estão integradas nos mais diversos sistemas naturais possibilitou a reflexão sobre a nossa relação com a natureza.
Grupo Fonte de Vida e voluntários no AquaRio |
Grupo Fonte de Vida conhecendo a diversidade de vida do ambiente marinho |
Entrada no Museu do Amanhã |
Lanche da tarde no Fazenda Culinária |
Nenhum comentário:
Postar um comentário