sexta-feira, 16 de junho de 2017

APRISCO comemora Um Ano!



O APRISCO (Apoio de Pais e Responsáveis da Comunidade) é um programa de palestras coordenado pelo pastor e pedagogo Marcos Fraga, que visa fortalecer os vínculos familiares e comunitários, resgatar os princípios bíblicos, prevenir a evasão escolar e a violência, consolidar a autoridade da família quanto à criação dos filhos, e fortalecer a disciplina.


Durante a execução das ações do Projeto Neemias desde 2013 verificamos questões junto aos alunos no âmbito familiar, quanto à indisciplina e também dificuldade de aprendizagem. Entendemos que era  necessário uma estratégia para Acompanhamento Familiar, visando uma abordagem acerca do fortalecendo de vínculos e enfrentamento da violação de direitos. Como também do resgate dos princípios de honra por parte das famílias, a fim de abençoar as futuras gerações. 


Pastor Marcos Apresentando o Programa aos Pais

VALORES


Resgate da Autoridade dos Pais e Responsáveis
Quando há um rompimento da autoridade do lar, esta responsabilidade da criação é transferida para a escola, que posteriormente estas possíveis indisciplinas, quando não corrigidas, podem caracterizar futuramente atos infracionais, em que órgãos como Conselho Tutelar e Ministério Público são chamados a intervirem. É muito importante romper com este ciclo de quebra de autoridade nos lares; incentivando a construção da responsabilidade dos pais por seus filhos, e também da responsabilidade compartilhada pelos membros da família. 

Reforço ao Direito Coletivo e Deveres
Atualmente nossa sociedade tem preconizado os direitos individuais em detrimento dos coletivos. Os deveres uns para com os outros tem menos valor do que o direito pessoal. Coexistimos com uma sociedade cada vez mais egoísta, independente da situação econômica dos cidadãos. Desta forma é necessário o resgate da cidadania, tendo a família como lócus da formação de caráter e da moral de uma sociedade. 

 PALESTRAS MINISTRADAS


A responsabilidade de educar é de quem? 
O tema foi abordado pela neuropsicopedagoga Renata Lima, que transmitiu aos pais uma mensagem de conhecimento e incentivo; no sentido de despertar os mesmos sobre a importância da participação destes, no processo de educação e aprendizagem de seus filhos. 


Em defesa da Família e da Infância 
Palestra realizada pelo pastor e advogado Leandro Ferreira, em que foram abordados temas referentes as legislações que amparam a família e a infância. O intuito foi contribuir com com a proteção social e ampliação da cidadania.


Soluções e Conflitos no ambiente familiar e educacional 
A pedagoga Claudia Chagas propôs uma reflexão sobre a importância do processo educacional e necessidade da participação dos pais. Desmistificando a questão do "conflito", ressaltando o diálogo, a compreensão e parceria como ferramenta poderosa de aprendizagem por parte dos pais, alunos e educadores. 


Orientação Sexual para crianças e adolescentes 
O tema sobre sexualidade para crianças e adolescentes é muito relevante, considerando a importância dos pais conversarem este assunto com seus filhos de forma saudável, quebrando todo tabu; reforçando a prevenção contra qualquer violência ou trauma. A convidada para abordar esta palestra foi a psicóloga Nathalia Saraiva, que muito acrescentou através de conhecimentos e orientações. 


A importância do papel da Mulher na família e na sociedade
Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres a assistente social  Daniele Borges, fez um resgate histórico do papel da mulher na sociedade. A mulher desenvolve vários papéis sociais importantes e estruturais, sendo necessário o tratamento com dignidade e consideração.


Relacionamento entre Pais e Filhos
A afetividade e comunicação saudável entre pais e filhos gera memórias e marcas positivas na vida das pessoas. Esta palestra ministrada pela psicóloga Karoline Flores, propôs este despertamento dos pais para esta necessidade. Uma geração saudável e curada é fruto do amor, da compreensão e do relacionamento em casa. 



Prevenção de Violência contra Crianças e Adolescentes
A conselheira tutelar Rayana Soraggi realizou uma palestra informativa sobre a prevenção da violência contra o público infanto-juvenil, abordando a proteção a este público prioritário prevista no Estatuto da Criança e Adolescente. 


RESULTADOS

No decorrer da implementação do Programa APRISCO, observamos uma melhora no comportamento dos alunos e da participação destes nas atividades. Uma amostra de resultados mais detalhada será apresentada no noss2º Seminário de Projetos Sociais para Igrejas. 

O processo de transformação de crianças e adolescentes, precisa perpassar pelos pais. A família é o locus principal de transmissão de valores e princípios, sendo apoiada por instituições de ensino, como o Projeto Neemias. 



segunda-feira, 5 de junho de 2017

Uma atividade cultural integrada com o grupo Fonte de Vida: Pensando sobre nossa relação com a Natureza

Em diversas partes do mundo, distintas atividades em prol do ambiente são desenvolvidas neste dia 5 de junho – limpeza de praias, ciclismo e caminhada em florestas, sensibilização sobre a forma como nos relacionamos com natureza (exploração dos recursos naturais, padrões de consumo, poluição, etc.), entre outras atividades. É um dia para refletirmos sobre a importância da natureza e para repensarmos as nossas relações com o ambiente.

Nesse sábado (3/06), o Projeto Neemias desenvolveu uma atividade cultural que possibilitou pensarmos sobre a complexidade da relação entre sociedade e natureza, também nas nossas relações humanas. Essa atividade foi desenvolvida com o grupo Fonte de Vida (participantes da melhor idade do Projeto Neemias) como um diálogo intergeracional em que além de conhecermos a diversidade de organismos do ambiente marinho (no AquaRio), a partir da visita e das conversas no museu do amanhã foi possível pensarmos sobre a integração entre sociedade e natureza. Não somente nessa relação, mas nas nossas relações enquanto humanos.  

Pensar na nossa relação com a natureza é também refletir sobre as nossas relações humanas, pois natureza e sociedade estão integradas. A sensibilização para o cuidado com o ambiente é algo muito relevante, no entanto precisamos também reconhecer o elo que há entre a relação com o ambiente e as nossas relações sociais.


Com essa atividade integrada foi possível repensarmos sobre nossas relações humanas através do convívio e do aprendizado entre distintas gerações, em que idosos não só foram cuidados (fisicamente, socialmente, emocionalmente e espiritualmente) e respeitados, mas também valorizados. Além disso, conhecer a diversidade de vidas (o que inclui as pessoas e suas diversas culturas) e a forma como estão integradas nos mais diversos sistemas naturais possibilitou a reflexão sobre a nossa relação com a natureza.

Grupo Fonte de Vida e voluntários no AquaRio




Grupo Fonte de Vida conhecendo a diversidade de vida do ambiente marinho

Entrada no Museu do Amanhã

Lanche da tarde no Fazenda Culinária