Com o crescimento dos casos de covid 19 (coronavirus) ao redor do mundo, muitas ações do voluntariado foram interrompidas. Isto porque a premissa da ação voluntária requer o contato direto e afetuoso com pessoas. O voluntariado se move pela empatia. É destacável a ação voluntária em unidades de saúde, ongs e projetos sociais; basta reparar naquela pessoa que lhe oferece um sorriso, aperto de mão ou abraço: Este é o Voluntário!
O voluntariado neste tempo de prevenção de saúde pública, não está inoperante, e sim com o foco na urgência, no inadiável e no que é vital. O coração ainda está aquecido e o desejo de ajudar é o mesmo. Porém, cabe a cada um de nós voluntários por vocação, traçar estratégias de como impactar este mundo, que precisa tanto neste momento de auxílio!
Segue abaixo 4 dicas para ser um Voluntário Estratégico neste período:
1- Cuide de você
Parece "clichê", porém é a regra prima do voluntariado; "Alguém deve ser voluntário quando se sentir bem". É fundamental neste tipo de serviço que a pessoa esteja alinhada com ela mesma em sua saúde mental, emocional e física. Alguns erroneamente incentivam a ação voluntária para pessoas que estejam passando por alguma crise, seja de que ordem for; contudo desconsideram que voluntariado é uma responsabilidade de trabalho como qualquer outra, com a diferença que não tem fim lucrativo. Por isso! Invista em você neste tempo e tenha todo cuidado com a pessoa preciosa que você é.
2- Compartilhe diariamente mensagens de esperança
Na ausência do convívio com um maior número de pessoas, a internet e as redes sociais se tornaram grandes aliadas para socialização. Desta forma, abençoe alguém com um conteúdo motivador e amável. As palavras, imagens e sons têm um papel importante no registro afetivo das pessoas. Em especial em tempos de crise. É conhecido o poder da publicidade para fins humanitários, como por exemplo a campanha "Keep Calm and Carry On" lançada pelo governos inglês na segunda guerra. Nunca use a rede social para compartilhar uma linguagem tóxica e alarmante.
3- Defina suas prioridades
Prioridades estão associadas às responsabilidades, ou seja, faça escolhas conscientes que irão impactar positivamente sua vida, família e comunidade. Repense seu consumo, continue sua rotina de trabalho atendendo as recomendações de saúde, exercite-se, aproveite as plataformas online disponíveis para capacitação. Mantenha sua rotina!
4- Ajude pessoas
Muitas pessoas necessitam de alimento, medicação e moradia. Estas questões sociais tendem a aumentar em função da crise. Contudo, ajude na medida que você se sente seguro. Caso necessário, busque e apoie instituições e ações humanitárias (públicas, igrejas ou ongs) que estejam preparadas para atender a população. Acompanhe e compartilhe as ações destas iniciativas pelas redes sociais. Apoio e Mobilização também são expressões do voluntariado!