quarta-feira, 21 de março de 2018

Um Dia de Serviço no Refettorio Gastromotiva


Em 6 de março a Equipe de Alimentação do Projeto Neemias participou de um treinamento e serviço voluntário no Refettorio Gastromotiva, na Lapa , Rio de Janeiro. Uma experiência que nos ampliou em humanidade e sustentabilidade no que concerne o conceito do alimento! Para a Gastromotiva o alimento é sinônimo de dignidade em diversas perspectivas; desde o preparo até o prato! Alimento é comunhão, integralidade e também transformação!

Gastromotiva
Em 2006 a Gastromotiva nasceu da iniciativa do chef de cozinha David Hertz em ensinar jovens da periferia, fazendo uso de sua própria cozinha, de forma voluntária e gratuita. O que viabilizou o surgimento de um projeto social na área da gastronomia que tinha como objetivo  promover educação, empregabilidade e geração de renda. Atualmente este projeto é desenvolvido em cinco cidades, inclusive no México. 


Refettorio Gastromotiva
Refettorio Gastromotiva é uma iniciativa trazida para o Brasil pelos chefs Massimo Bottura (Food for Soul)David Hertz (Gastromotiva) e pela jornalista Ale Forbes para contribuir na luta contra o desperdício de alimentos, má nutrição e exclusão social. Refettorio - em latim Reficere - significa refazer ou restaurar. No Refettorio Gastromotiva recuperar os alimentos é tão importante quanto promover a dignidade das pessoas.  
O Refettorio Gastromotiva oferece comida, cultura e dignidade para todos em um espaço cheio de arte. Lançado durante os jogos olímpicos, já se tornou um legado para a cidade: um HUB do Movimento Global da Gastronomia Social no coração do Rio de Janeiro. Ele funciona como um restaurante-escola onde chefs convidados e jovens talentos da Gastromotiva cozinham com ingredientes excedentes e servem pessoas em vulnerabilidade com dignidade. 



segunda-feira, 19 de março de 2018

Festa de Purim



O Projeto Neemias apresenta em seu projeto pedagógico o ensino das Festas Bíblicas. As Festas são mais do que datas comemorativas, são memoriais escolhidos por Deus para celebração de seu povo. Além de aproximar os alunos de uma troca com a cultural judaica; no que concerne aos alimentos, língua e geografia. Este trabalho rico é coordenado pela professora Katia Feital e conta com o apoio dos demais professores e voluntários. 

A Festa de Purim

Essa Festa está no livro de Ester, descreve um momento muito difícil na vida do povo judeu e conta como o Senhor mudou a sorte deles. Nesta festividade temos a oportunidade de refletir sobre os princípios contidos neste livro histórico; de como rainha Ester agiu com coragem e dependência de Deus ao interceder ao rei pelo seu povo; quando este foi ameaçado de destruição. 

Festejando com as Crianças

No Projeto Neemias a história da rainha Ester (Hadassah) e o grande livramento que o Senhor deu ao seu povo, foi contada de forma muito lúdica e divertida! Nossos alunos foram convidados pelas professoras Katia e Maninha a encenarem a narrativa corajosa, o que tornou tudo muito especial! 

Neste dia festivo os alunos também participaram de um workshop de decoração de coroas com a professora Maninha e oficina de culinária judaica com a professora Cleo, fazendo a receita típica da festa que é Orelhas de Haman. 

Confira um pouco deste momento precioso registrado nas fotos: