Criança precisa de amor, atenção e respeito, não é? Claro que sim! Mas, nem sempre é isso o que acontece. Frequentemente presenciamos ou ficamos sabendo pelos jornais e pela internet, a respeito de algum caso de violência ou negligência. Espancamento, abandono e exploração sexual são só alguns dos exemplos absurdos.
Diante dessa realidade, foi criado o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completa 27 anos no próximo dia 13 de Julho.
Essa lei estabeleceu que crianças e adolescentes brasileiros, sem distinção de raça, cor ou classe social, são pessoas em desenvolvimento, têm direitos e deveres e devem ter prioridade absoluta do Estado.
Para o Estatuto, criança é a pessoa de até 12 anos de idade incompletos e adolescente é quem tem entre 12 e 18 anos.
O ECA estabelece o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar, tudo o que um ser humano precisa e merece.
Mesmo que, em muitas situações, essa ainda não seja uma realidade no Brasil, o Estatuto trouxe muitas conquistas, pois estabeleceu o papel da família, da escola, do poder público e de toda a sociedade na defesa de quem está nessa fase tão especial da vida. E todos podem, inclusive, ser punidos de acordo com o que estabelece a lei.
Portanto, o dia 13 de Julho deve ser celebrado e também servir de alerta sobre a importância de cada um de nós cuidarmos das nossas crianças e adolescentes.
Você pode denunciar sempre que presenciar um caso em que os direitos de crianças e adolescentes forem desrespeitados. Basta procurar o Conselho Tutelar mais próximo da sua casa ou ligar para o número 190.
Fonte: www.mir12.com.br