terça-feira, 30 de maio de 2017

Pentecostes uma celebração do Céu na Terra


“Depois celebrarás a festa das semanas ao Senhor teu Deus; o que deres será oferta voluntária da tua mão, segundo o Senhor teu Deus te houver abençoado. E te alegrarás perante o Senhor teu Deus, tu, e teu filho, e tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita que está dentro das tuas portas, e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão no meio de ti, no lugar que o Senhor teu Deus escolher para ali fazer habitar o seu nome.” (Deuteronômio 16:10,11)
Pentecostes é uma comemoração do Céu na Terra. A palavra em hebraico para essa festa é Shavuot, que significa sete semanas. Ao final da colheita do cereal, eram feitas entregas das primícias ou dos primeiros frutos. “E a festa da sega dos primeiros frutos do teu trabalho, que houveres semeado no campo, e a festa da colheita, à saída do ano, quando tiveres colhido do campo o teu trabalho.” (Êxodo 23:16)
Pentecostes é realizada 50 dias depois da Páscoa. É a Festa da Colheita, das Primícias, da Sega. Uma Festa que fala de prosperidade e do tempo de colher o que foi semeado. Neste ano, Pentecostes começa em 30 de Maio e vai até Terça, 01 de Junho. 
Para nós, Pentecoste é a descida do Espírito Santo, é o enchimento do Espírito para cumprimento de um propósito: converter o pecador aos pés de Jesus. Pentecoste fala de poder, de uma autoridade que não é humana, mas divina, que reveste o homem com o poder do Alto e o leva a gerar uma grande colheita, apresentando com alegria seus frutos ao Senhor.
É festa de celebração, dança, alegria, colheita. 

Pentecostes, a língua do Céu 

“E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; e de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” (Atos 2:1-4)
Jesus, ao ascender aos Céus, ordenou que os discípulos ficassem em Jerusalém até que do Alto fossem revestidos de poder (Atos 1:8). Exatamente na Festa da Colheita, quando os discípulos estavam reunidos no Cenáculo, veio sobre eles um vento impetuoso e línguas como labaredas de fogo e eles receberam o Espírito Santo.
Em Pentecostes, o que foi profetizado em Joel 2:28,29. “Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões; e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.”
Pentecostes fala da descida e da legalidade do Espírito Santo na Terra. Antes de Jesus vir à Terra, morrer, ressuscitar e ascender aos Céus, o Espírito Santo não estava na Terra. O Espírito era derramado sobre profetas, sobre sacerdotes e sobre reis; eles recebiam a unção específica para o ofício que executariam.

Pentecostes, poder do Espírito

Hoje celebrar a Festa de Pentecostes é ter a convicção de que: “O Espírito do Senhor está sobre mim.” (Isaías 61:1). Jesus, ao começar o Seu ministério, foi revestido pelo Espírito Santo. Ele testificou isso ao ler um trecho da profecia de Isaías. Jesus nos instruiu dizendo que não poderíamos fazer a Sua obra sem termos o Espírito em nossas vidas. “E recebereis o poder do Espírito e ser-me-eis testemunhas.” (Atos 1:8). O Espírito Santo vem sobre nós para sermos testemunhas do poder de Deus.
Pentecostes fala da Igreja impetrando a linguagem do Reino de Deus, a linguagem celestial, a linguagem de glória.
É a chuva do trigo, e trigo fala de prosperidade, do alimento que não falta, da primícia consagrada a Deus. Jesus é a Semente de trigo que morreu para dar muito fruto; Ele é o Pão Vivo que desceu do Céu. 
Pentecostes é a descida do Espírito Santo para capacitar a Igreja do Senhor para uma nova fase, convencendo-a do pecado, da justiça e do juízo, pois Ele é a pessoa que nos faz lembrar tudo que Jesus falou. “Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.” (João 15:26)
O Espírito está neste mesmo instante em todos os lugares e está na Igreja para consolar, confortar, instruir, conduzir e operar em nós uma obra de poder, de alegria, de dádiva, de graça.

Pentecostes, multiplicação de vidas

“e recebereis o dom do Espírito Santo; porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. [...] e naquele dia agregaram-se quase três mil almas” (Atos 2:38-42)
Pentecostes é a explosão missionária para salvação, é a multiplicação de vidas. Em Pentecostes, vemos sinais, milagres, prodígios e maravilhas. “Varões israelitas, escutai estas palavras: A Jesus, o nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com milagres, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis.” (Atos 2:22). A unção de milagres virá sobre nossas vidas, pois estamos em Pentecostes. Seremos envolvidos pelo poder do Espírito e seremos transformados.
Que nestes dias, o Senhor o abençoe e que venha sobre sua vida e ministério o poder do Espírito Santo e você possa experimentar uma grande colheita de vidas para o Reino de Deus. É tempo de celebrar, pois os Céus estão abertos para o novo de Deus ser derramado em nós.




segunda-feira, 15 de maio de 2017

Dia Internacional da Família

Para nós, é uma comemoração dupla, pois estamos no Ano da Família. E nada melhor do que aproveitar essa data especial para refletirmos sobre o que já vivemos até aqui e sobre o que estamos fazendo para que a nossa casa seja realmente um pedacinho do céu. 
Durante os quase 05 meses do ano, que já se passaram, será que você parou para dar atenção de verdade a quem você ama? Como está a sua família – sua célula principal?
Não expresse o amor à sua família apenas em um dia comemorativo, com palavras e uma foto bonita nas redes sociais, mas expresse esse amor através de suas atitudes no dia a dia. Tenha zelo para com os seus, como está escrito: “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.” (I Tm 5. 8) 
“Creia e declare que 2017 será o ano da sua Família! Que possamos viver em profundidade o amor em família, o aconchego no nosso lar, a paz que deve inundar a nossa casa. Se estivermos bem em família, vivendo de forma saudável os princípios bíblicos dentro de casa, teremos tudo o mais que precisamos como amor, saúde, fé, esperança, coragem e perseverança. Porque quando temos o suficiente dentro de casa, conseguimos o resto e vivemos a completude de Deus.” (Apóstolo Renê Terra Nova).
Que você e sua família vivam, todos os dias, felizes na presença de Deus.

Feliz Dia da Família!

Escrito por Redação MIR

sexta-feira, 12 de maio de 2017

O Ano da Família!



"E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra." Gênesis 12:2,3


No ano de 2017 o Projeto Neemias tem como tema anual a Família! Nosso Projeto Pedagógico propõe a abordagem das histórias das famílias narradas na Bíblia em todos os devocionais e atividades. Em que muitos princípios serão ministrados aos nossos alunos. 

Princípio da Aliança

Deus estabeleceu uma aliança com Abraão (Gênesis 12), em que todas as famílias da Terra seriam abençoadas. Esta promessa precisa ser a base do nosso discurso e linguagem. É fundamental que as gerações prezem pelo cumprimento desta promessa; para tanto é necessário conhecer os padrões bíblicos que Deus estabeleceu para que as famílias sejam benditas. 

Os nossos alunos tem vivenciado uma experiência profunda com a Palavra de Deus. A leitura bíblica e seus ensinos aplicados às programações, tem como objetivo levar aos participantes uma reflexão sobre a importância de agradar a Deus e de se relacionar com suas famílias a partir destes preceitos. 

A Relevância do Tema

Observamos a degradação do conceito de família na atualidade, em que as crianças, adolescentes e idosos se tornam a parte mais vulnerável no desgaste das relações familiares.

Desta forma é imprescindível ensinar os princípios da Bíblia, no intuito de fortalecer as famílias; incentivando a reflexão e mudança de comportamentos, estímulo à afetividade, honra aos pais e pessoas mais velhas, fidelidade nas relações, responsabilidade compartilhada etc.