sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Alegria do Senhor é a nossa Força!


"Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." Ne. 8:10

O Projeto Neemias realizou em dezembro de 2015 o Espetáculo "Alegria do Senhor é a nossa Força". Uma festa ao nosso Deus para celebrar os frutos de todo o trabalho realizado durante o ano.

Combinar alegria à força representa uma medida estratégica para  se perseverar nos propósitos do Senhor. A chamada nos exige força, entretanto não podemos perder o sorriso, a amabilidade e a esperança neste trajeto.

A ideia de trabalhar a temática do Circo surgiu da possibilidade de propor uma interação criativa, divertida e alegre entre as famílias que participam do Projeto Neemias. Na atualidade o palco de diversão de muitas casas é a televisão, a internet etc; poucos pais interagem de uma maneira afetiva e significativa na rotina dos filhos. 

A cultura de massa hoje é concebida de maneira natural, em que os padrões de valores impostos são reproduzidos sem filtro. Despertar o lúdico, o sonho e criação é uma proposta chave nas atividades do Projeto Neemias. Afinal o Brasil carece de mentes brilhantes, empreendedoras e cheias da Sabedoria do Alto!

Confira um pouco do que aconteceu!



Por Clarissa Benac Moreira

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Chique é ter o Mínimo!


"Como nada tendo, e possuindo tudo." 2 Co. 6:10





Padrões de comportamento nos são impressos de maneira tão natural, que quando nos despertamos para esta realidade, muitas vezes, já estamos emoldurados a eles. É preciso mais que personalidade para ser autêntico em uma sociedade pós-moderna, marcada pela difusão de tantos pensamentos divergentes. A transformação do pensamento implica um contato sincero com valores verdadeiros; a fim de refutar os conceitos superficiais, os esteriótipos e o apreço pelo aparente.

Na minha experiência, a questão conceitual do consumo vem sendo trabalhada gradativamente. Em um primeiro momento me impus muitas vezes uma disciplina de evitar gastos desnecessários. Atualmente me "peguei" realizada em certo momento, com as diversas possibilidades de composições, que  uma simples saia preta me proporcionava. O legal mesmo foi a compreensão do conceito de satisfação! Ser pleno requer um despertamento da consciência para o simples, para o criativo e duradouro. 


A moda, enquanto uma expressão artística, reflete as tendências da sociedade vigente. Atualmente existe uma preocupação com a produção sustentável de tecidos, um apelo à moda dos brechós, campanhas de desapego e a ideia de guarda-roupa compacto. Todos estes exemplos são manifestações de releituras da condição de consumismo exacerbado que a sociedade moderna atingiu. 


Minimalismo como saída?


Quem nunca ouviu a assertiva " Menos é Mais" ? Ela expressa a essência da ideologia Minimalista, um movimento artístico e cultural que emergiu no século XX. A ideia é usar o mínimo de recursos e elementos na obra final. 


Esta tendência chegou aos closets também! Em que algumas pessoas tem optado por investir em peças chaves, de boa qualidade e que traduzam sua personalidade. O denominado"guarda-roupa cápsula" apresenta vantagens na praticidade na hora de se vestir, na economia financeira e na sustentabilidade; na medida que a pessoa consome o que precisa e está satisfeita com o que possui. 


Como calcular o investimento?


O cálculo é baseado na divisão do preço do produto pela quantidade de vezes que será usado, a fim de avaliar se o investimento será justo. Desta forma é melhor comprar um peça de roupa bonita (não necessariamente cara), durável e versátil (que possibilite vários looks); do que várias peças exclusivas para ocasiões específicas.


Voltando a básica saia preta. É possível montar mais de dez looks com esta mesma peça! Descobri que é uma pura questão de contentamento!



Satisfação interior!


Os anseios mais profundos da humanidade podem ser saciados apenas na perspectiva da Shalom, a paz de Deus que excede todo entendimento. O termo Shalom é a paz na sua expressão mais abrangente de satisfação, ela indica bem-estar, prosperidade, felicidade e tranquilidade. 

O consumismo enquanto compulsão pelo ter,  nos inibe a experiência única de verdadeiramente sermos. 



Por Clarissa Benac Moreira. 


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Dicas para uma casa sustentável

Embora a sustentabilidade, no seu sentido mais amplo necessite de vários fatores e da força conjunta de diversos atores (cidadãos, autoridades, setor público, setor privado, diferentes povos/tradições) para que seja efetiva, algumas atitudes sustentáveis no cotidiano de nossa casa podem fazer alguma diferença, neste contexto. No entanto, por onde começar? O que fazer? Como ter uma casa sustentável (não só na estrutura, mas em práticas diárias que contribuam com a sustentabilidade? Para começar, há inúmeras alternativas (novas regras, pois são medidas urgentes - não temos mais escolhas, visto que, há uma necessidade imediata de lidarmos com os problemas ambientais do nosso planeta, como poluição, desmatamento, injustiças ambientais, redução da biodiversidade e da diversidade de povos...), mas leva tempo para a transformação, nesse aspecto pessoal (imagina no coletivo, e de forma conjunta!).




Nessa busca de alternativas sustentáveis, mas que fossem didáticas achei este site http://www.cempre.org.br/mma/mma.html que dá dicas sustentáveis muito interessantes de como lidar com a nossa casa no cotidiano. O site é bem intuitivo, é só ir clicando nas portas de cada parte da casa e em cada objeto com indicação, onde terá uma dica sustentável. Muito interessante e prático! 

Como lidar com o lixo doméstico?

Quem tem o costume de cozinhar todos os dias em casa, consegue entender o quanto consumimos e o tamanho do nosso desperdício. Quando olhamos para lixeira, após um dia inteiro de trabalho podemos perceber como não há sustentabilidade no nosso consumo. Cascas de frutas, legumes, resto de comida, alimentos estragados, plástico, vidro...a lista é enorme e pesada! Tão pesada, que o saco tem que ser de 50 – 100 litros e a mente fica assustada e inquieta – o que fazer para evitar essa produção tão grande de lixo? Veremos em outro post Dicas para aproveitamento integral dos alimentos; como reciclar todo esse lixo?. Bem, para começar vamos tentar resolver o problema do lixo que já foi produzido. A primeira dica: separe o lixo! Parecesse bobo e simples, mas não é, pois separar o lixo exige trabalho, dedicação e perseverança.

 




Como separar o lixo?

  • Providencie latões para cada tipo de resíduo (você pode comprar ou criar para cada tipo de lixo)

  • Encontre um ponto de reciclagem de lixo ( muitos lugares, ainda não apresentam coleta seletiva adequada, logo se você deixar o lixo separado, juntamente com os outros lixos para o lixeiro levar, todo seu trabalho se tornará em uma grande mistura no caminhão de lixo. Algumas cidades tem ponto de coleta, no link http://www.recicloteca.org.br/pontos-de-reciclagem/ é possível encontrar a maioria dos pontos de coleta para reciclagem de lixo das cidades do Brasil, por meio de lista ou busca de cidade ).

  • Leve ou peça para buscar os seus resíduos separados para uma reciclagem adequada!





Como separar o lixo?

  • Providencie latões para cada tipo de resíduo (você pode comprar ou criar para cada tipo de lixo)

  • Encontre um ponto de reciclagem de lixo ( muitos lugares, ainda não apresentam coleta seletiva adequada, logo se você deixar o lixo separado, juntamente com os outros lixos para o lixeiro levar, todo seu trabalho se tornará em uma grande mistura no caminhão de lixo. Algumas cidades tem ponto de coleta, no link http://www.recicloteca.org.br/pontos-de-reciclagem/ é possível encontrar a maioria dos pontos de coleta para reciclagem de lixo das cidades do Brasil, por meio de lista ou busca de cidade ).

  • Leve ou peça para buscar os seus resíduos separados para uma reciclagem adequada!



A segunda dica: recicle o lixo orgânico em casa! Uma das melhores formas de lidar com o lixo orgânico é através da compostagem – processo que transforma o lixo orgânico em adubo! Antigamente, este processo era bem difícil, pois para quem mora em apartamento e não tem um quintal, não dava para fazer de forma artesanal, já que o cheiro ficaria insuportável, além dos possíveis insetos não muito desejados em ambientes pequenos, como moscas. Além disso, qual o objetivo de produzir adubo, se não vou ter onde utilizá-lo? Esses problemas foram sendo resolvidos ao longo do tempo, pois agora existem inúmeras opções de composteiras ( elétricas, manuais, ecológicas, pequenas e grandes...para todos os gostos e espaços) e ótimas dicas sobre como fazer uma horta em casa.

Como reciclar o lixo orgânico em casa?

  • Separe o lixo orgânico;
  • Providencie uma composteira 
  • Faça a compostagem
  • Use o adubo 



segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Horta vertical



Hoje em dia, encontrar  alimentos frescos, livres de agrotóxicos e com um preço acessível, nem sempre é fácil. Cultivar seu próprio alimento, pode ser uma boa solução para esse problema, mas na maioria das vezes, ter um espaço para o cultivo de hortaliças se torna uma das maiores dificuldades para quem quer fazer uma horta. 
Embora a questão do espaço ( e do tempo) para fazer uma horta seja um desafio,  produzir suas hortaliças não é tão impossível assim, pois existe uma tipo de horta especial - a horta vertical, que otimiza o espaço na hora de montar uma horta. Além disso, pode ser bem econômica se na hora da montagem, optarmos por materiais reciclados. Existem várias opções de hortas verticais, basta conferir:  




Horta Vertical com garrafa PET (uma ótima opção para quem quer economizar e ajudar a Natureza)






Horta vertical com cano PVC

















Horta vertical com madeira







Horta vertical como decoração




















Na sacada do apartamento





Até na sapateira!!






sábado, 13 de fevereiro de 2016

Araruama! Sal da Terra e Luz do Mundo!

"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte" Mt.5:13-14


Foto: Márcia Tavares
Neste mês nossa cidade completa 157 anos! Não por acaso ou coincidência de percurso Deus reuniu o sal e a luz nesta boa terra! Ao mesmo tempo que representa um apontamento profético, é exuberantemente lindo! 

A criação nos revela a glória de Deus. A cada nascer e por do sol é como se ouvíssemos um convite do céu para louvar ao Criador! Quantas vezes me vi em conecção com Deus na orla da Lagoa de Araruama. Um refúgio certo para elevar meus pensamentos, para uma boa leitura e uma conversa sincera com Deus! 

É bom calar as dúvidas interiores e ouvir o canto dos pássaros! É libertador deixar a luz do sol aquecer nossa sensibilidade para o que é belo! E simplesmente engrandecer Aquele que é Digno! Eu recomendo! Troque um milhão de preocupações infundadas por um diálogo contemplativo com  Deus! Não tem preço! 

Quando leio às margens da Lagoa, rapidamente sinto o sal! Não é nada insípido! O que me leva a tomar muita água, confesso. O sal acentua o sabor. Em verdade a vida é muito saborosa, ainda que com muitos percalços, mas se adicionarmos uma pitada de sal, ela pode ser uma experiência incrível! Muitas vezes vivemos sem valorizar os propósitos eternos de Deus, um grande desperdício! Que nossas vidas saborizem a todos ao nosso redor! 

Sejamos nós Sal e Luz!

Por Clarissa Benac Moreira


sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Gratidão! Uma ferramenta poderosa de Avaliação.


“Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.” Colossenses 3:16

A reflexão é uma atitude natural quando nos aproximamos de um novo ano. Para alguns, o ato de reciclar suas ideias, metas e atitudes se dá de forma mais natural e despercebida, para outros, de maneira mais intensa e determinada; contudo, todos, ao seu modo, refletem. A reflexão na caminhada de um líder deve gerar como produto a gratidão. Sempre! Caso contrário, correremos sérios riscos de nos enclausurarmos na crítica, no dissabor e no pior de todos os sentimentos: a incredulidade.
O Apóstolo Paulo, deflagra sua tônica e veemência ao usar a expressão “ricamente” (Colossenses 3:16); riqueza esta, fruto da abundância da palavra de Cristo. O líder que tem sua linguagem comprometida com a Palavra vive continuamente grato. Este líder torna-se incomum por preferir antes a Verdade e a Profecia contida na Palavra; do que o produto da realidade que o tange. Não há nada de romântico neste discurso; consiste sim, na firme decisão de olhar com realismo o que nos cerca sob a ótica de Deus. Na perspectiva de Deus, aquilo que é impossível, impalpável e incrível, torna-se real.

O que você não celebra, não tem direito a ter de novo!

Esta expressão de sabedoria foi proferida pelo Apóstolo Renê Terra Nova, confesso que ao ouvi-la de relance fiquei reflexiva. Não foi algo fácil de assimilar, porém para mim libertador! Levei algum tempo para por em prática, exigiu de mim a ruptura com a ingratidão! Descobri que ser parcialmente agradecido é pecado, e causa danos nefastos na alma. Ainda que sejamos injustiçados em algum aspecto, estamos desautorizados a desconsiderar a bondade de Deus no todo. Deus é bom, e isto basta, a bondade Dele é plena!
Ter um estilo de vida de gratidão é extrair o melhor dos nossos dias, das pessoas, das circunstâncias e das oportunidades; privilegiando o fator positivo e louvável de tudo. Um coração grato é capaz de louvar a Deus nos momentos de maior adversidade e dor.  

A Gratidão como ferramenta de Avaliação!

     Deus nos constitui mordomos dos recursos disponíveis nesta Terra, nos fez co-autores da história e nos concedeu o chronos (tempo hábil para realização de propósitos humanos). Administrar estas potencialidades requer de nós uma constante avaliação de nossas ações. De maneira que seus frutos visem à perpetuação por gerações e transformem vidas, de algum modo.

   No percurso da nossa chamada, a Gratidão é um combustível que permite a sinergia de todos os fatores necessários para o sucesso. Ela é capaz de converter as experiências difíceis em ações de consolação. Ela é perita em substituir a indiferença por pertencimento. Pelo simples fato, da pessoa agradecida ter a chave do relacionamento, primeiro com Deus, depois com a humanidade!

Seja Grato!

Por Clarissa Benac Moreira



quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Calculando o consumo de água


Já pensou o quanto de água você consumiu quando deixou o chuveiro aberto, enquanto tomava banho? E quando lavou a louça? A Akatu (http://www.akatu.org.br) criou um aplicativo chamado Fake shower que contabiliza o nosso consumo de água, auxiliando assim, em uma conscientização para a utilização mais econômica deste recurso, tão precioso. Além disso, simula o som do chuveiro para aqueles, que o usam somente para tornar mais privado o momento das 'necessidades fisiológicas', e assim, acabam aumentando muito o consumo de água.


 

O que este aplicativo faz?

  •   Permite escolher se quer abrir uma torneira ou um chuveiro; 
  •       aumenta ou diminui a vazão de água em 3 níveis diferentes, reduzindo assim, o consumo de água;
  •   descobre quantos litros de água seriam desperdiçados se a torneira ou o chuveiro estivessem abertos; 
  •     compara o volume de água economizado com galões de água, banheiras, piscinas olímpicas, caminhões-pipa; 
  •    possibilita ver o total de litros que você consome de água e o quanto foi economizado; 
  •     promove o ganho de ‘prêmios’ tanto pelos seus feitos individuais quanto coletivos; 
  •      compartilha suas conquistas nas redes sociais; 
  •   indica o quanto foi o seu consumo de água, quando você faz a barba ou toma um banho, por exemplo. 


Para quem estiver interessado em baixar o aplicativo é só acessar o link sobre consumo de água https://itunes.apple.com/br/app/akatu-fake-shower/id514433351?mt=8 ou ir no appStore e procurar por Fake Shower.


Uma atitude simples que pode fazer toda a diferença. Além disso, um bom começo para quem quer aprender gerenciar o seu consumo de água.