terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Confirmados em toda Boa Obra


“Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, o nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça, consolem o vosso coração e vos confirmem em toda boa obra e boa palavra.” (2 Tessalonicenses 2:16-17)

Por muito tempo a igreja carregou consigo o clichê da benemerência, da boa ação e da caridade. Há uma variedade de críticas sobre estas práticas, no sentido de serem esforços paliativos, que tratam as demandas sociais sem transformação societária. Contudo, antes mesmo do Estado assumir para si a responsabilidade no que cerne aos direitos sociais, como educação, saúde e assistência; os cristãos foram os primeiros a se importarem com a problemática dos necessitados.
A comunidade cristã desde seus primórdios constitui-se em um instrumento de justiça social. Quando nos deparamos com a realidade de Atos 2:45 “ Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade”; observamos bem esta prática. Na trajetória da igreja do primeiro século cristão, até nossos dias, é notória sua considerável contribuição, na constituição de hospitais, escolas, asilos, orfanatos etc. Na atualidade, muitos dos órgãos que tratam dependência química, declaram-se de fé cristã, seja evangélica ou católica.
Peter Wagner nos ensina, a cerca da igreja em seu papel de transformação social, na atualidade. Os Sete Montes que ele bem descreve, são áreas estratégicas de ação, compreendidas em: Artes, Educação, Economia, Mídias, Política, Família e Religião. Precisamos levar a sério o fato do Reino de Deus ser constituído de justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Romanos 14:17). Para tanto, precisamos nos voltar como igreja à prática das boas obras, fruto de uma fé verdadeira. Em especial, em um país como o nosso, calcado na desigualdade e negação dos direitos sociais.
O Projeto Neemias, nasceu desta visão do evangelho que transforma, através do serviço de boas obras. Cremos na transformação de dentro para fora, obra o Espírito Santo em cada pessoa. Mas os serviços que oferecemos, além de contribuir com a cidadania, nos permite compartilhar o imensurável amor de Deus com as famílias. Muitos são os testemunhos, vivenciados pelos participantes das atividades, como também de nós, que servimos no Projeto Neemias.
Neste ano, avançamos no número de inscrições, consolidamos uma equipe de voluntários, com o coração dedicado ao Reino. Construímos uma rede de parceiros, pessoas físicas e empresas, que se identificam com nossa proposta e decidem semear. Contudo, pelo fato do Projeto Neemias representar uma proposta ousada, contamos com mais semeadores, enviados por Deus, para a realização dos Seus projetos.
O apóstolo Paulo, deseja a igreja de Tessalônica que seja confirmada por Deus em toda boa obra (I Tessalonicenses 2:16-17). Confirmar, no sentido de oferecer uma resposta prática quanto à fé que professa, a compaixão que prega e aos frutos que dá. Que haja da nossa parte, não só a sensibilização da necessidade do próximo, mas a confirmação de que em Deus, temos muito que oferecer uns aos outros.

Seja um Semeador no Projeto Neemias!

Por Clarissa Benac Moreira